Senhores pais ou responsáveis!
A orientação para este momento de Pantemia é de que os estudantes tenham
uma rotina de estudo. Como forma de distração e de aprendizagem informal e
formal em alguns momentos, enviamos
sugestões de histórias, músicas (algumas já trabalhadas em aula)
brincadeiras, jogos, danças, atividades.
Façam um momento de contar histórias, revisem as aulas até o
último dia de aula. Em caso de não terem
a disposição internet integralmente podem ler em voz alta para a criança os
textos, livros, jornais, receitas,disponíveis em casa. Cuidando é claro com os
conteúdos impróprios para esta idade. Podem fazer recortes de letras para
formar os nomes dos objetos que tem dentro de casa.
Pode
ser criada uma rotina de leitura ou escuta de uma história em seguida desenhar,
realizar atividades, ouvir músicas sugeridas aqui.
Podem
ainda seguirem essas sugestões:
Fazer
desenhos que iniciem com as vogais;
Identificar
através de figuras com qual vogal inicia o nome da figura;
Identificar
as vogais no seu nome;
Desenhar
linhas retas, curvas e zigue-zague em folhas;
Recortar
figuras e fazer colagem;
Escrever
o seu nome;
Escrever
os números (1,2,3 ,4,5), contar objetos em voz alta;
Praticar
as “musiquinhas”:
● Boa
tarde! Boa tarde! Tudo bem, com você? Eu estou contente! Eu estou contente! Em
te ver, em te ver!
● Dois
passarinhos voando pelo céu. Um se chama Juca e a outra, Mel. Voa, voa, Juca.
Voa, voa, Mel. Volta, volta, Juca. Volta, volta, Mel.
● O
coqueiro é muito alto e começa a balançar. E os coquinhos todos juntos vão
batendo sem parar. E o macaquinho: Bate, bate, seu coquinho! E o macaquinho:
Bate, bate, seu coquinho! E o macaquinho: Bate, bate, seu
coquinho! Olha como ele é pequeninho!
O
coqueiro é muito alto e começa a balançar. E os coquinhos todos juntos vão
batendo sem parar. E o macacão: Bate, bate, seu cocão! E o macacão:
Bate, bate, seu cocão! E o macacão: Bate, bate, seu cocão!
Olha como ele é bem grandão!
● Era uma
casa bem fechada. Era uma casa bem fechada. Abre a janelinha, deixa o sol
entrar. Abre a janelinha, deixa o sol entrar. Perto da casa tem uma
árvore. Perto da casa tem uma árvore. E os passarinhos pousam nela assim.
E os passarinhos pousam nela assim. Perto da árvore tem uma ponte. Perto
da árvore tem uma ponte. E por baixo dela passa um rio assim. E por baixo dela
passa um rio assim. Está trovejando, escurecendo. Está trovejando,
escurecendo. Fecha a janelinha, que já vai chover. Fecha a janelinha, que já
vai chover. Shiiiiiiiiiii...
A atividade a seguir deve
ser escrita em letra bastão pelo adulto e colado pelo estudante. Colar de
preferência com fita durex.
Ø Etiquetar
(colocar nome) nos objetos, eletrodomésticos e portas dentro de casa: Quanto
mais coisas forem nomeadas melhor.
OBSERVAÇÃO:
Podem deixar na casa o ano todo ou ir renovando ou acrescentando de tempos em
tempos. É muito útil no incentivo à leitura inicial. As atividades a seguir
devem ser feitas no decorrer dos dias variando palavras e voltando para
palavras já questionadas fazendo a revisão.
COZINHA: PORTA,
PAREDE, JANELA, CHÃO, PIA, GELADEIRA, FOGÃO, ARMÁRIO, CORTINA, PORTA, TETO e
outros que tiver. SALA: SOFÁ, TELEVISÃO, MESA, TAPETE, QUADRO, e outros.
QUARTO 1: PAREDE,
CAMA, TRAVESSEIRO,ESTANTE, BRINQUEDOS, ROPEIRO, MESA DE ESTUDOS e outros.
LAVANDERIA: TANQUE,
MÁQUINA DE LAVAR, TORNEIRA e outros.
BANHEIRO: PIA, VASO,
TAMPA (do vaso), ARMÁRIO, ESTANTE e outros.
1 - As
palavras que você prendeu ou colou nos móveis a criança copia no caderno.
2 – Pinta as
VOGAIS de cada uma como no EXEMPLO, conta e responde quantas letras tem.
PAREDE – 6
(letras)
JANELA – 6
PORTA – 5 (e assim por diante com o máximo de palavras que
conseguirem diariamente).
E assim por diante com todas as palavras
escritas.
3 – Conta quantas letras tem cada palavra e
escreve o número do lado no caderno (com ajuda dos pais ou responsáveis). Como
está no exemplo acima.
4 – Separar as palavras em pedacinhos batendo
palmas para vez que abre a boca. EXEMPLO: PA (uma palma) RE (uma palma) DE (uma
palma). PA- RE- DE (UMA PALMA) – 3 vezes abriu a boca para falar parede, então
são três sílabas.
5 – DESAFIO: Aos pais e alunos (as):
Quem conseguir fazer outras rimas oralmente com estas palavras faz uma
brincadeira de rimar palavras. Uma palavra você diz e uma a criança diz. Se a
criança errar, não precisa xingar, você diz outra. E se ela inventar palavras para
rimar também não tem problema.
EXEMPLO:
PRATELEIRA –
TORNEIRA – GELADEIRA – TORRADEIRA – ENFERMEIRA ...
JANELA
– MORTANDELA – AQUELA – BELA –
DELA
...
PAREDE –
REDE – SEDE ...
E assim por diante com todas as palavras
escritas sobre a casa.
§ JOGOS MATEMÁTICOS: https://br.ixl.com/math/1-ano - Jogos: A1, A2, A3, B1, B2, B3, D1, D2, E1,
E2, H1 M5. Observação: Sempre deixar
material concreto para a criança manipular enquanto faz os cálculos. Pode ser
lápis de cor, pedrinhas, sementes, o que tiver disponível para contar.
§ SUGESTÃO
DE JOGOS COM LETRAS SOLTAS.
Ø Recorte
de rótulos de alimentos as letras de todo o alfabeto e coloque em ordem
alfabética. Monte e desmonte falando o nome das letras e o seu som. Se é
vogal ou consoante. Guardar cada tipo de jogo em envelope separando-os. Tem uma música que ensina o som das letras: https://www.youtube.com/watch?v=pBsfpU9zWNI - “As Letras Falam”
Ø Recorte
de rótulos, jornais, entre outros as letras do seu nome completo que deve ser
montado e desmontado várias vezes até atingir a autonomia da criança. Ajudar a
montar o nome dos pais e irmãos ou responsáveis. Chamar mais a atenção para as
vogais que eles já aprenderam.
§ SUGESTÕES DE SITES PARA OUVIR OU CONTAR
HISTÓRIAS:
https://drive.google.com/drive/folders/134XjAY4D-izT4A2ZcVDm72QAvMUJk7HJ BIBLIOTECA DIGITAL
https://www.youtube.com/watch?v=VkZVCz_6vmo -
Palavras muitas palavras. Livro da autora Ruth Rocha.
https://www.youtube.com/watch?v=TGjTjvojGtE -
Camilão, o comilão - Varal de Histórias
https://www.youtube.com/watch?v=U8wj2ubUrho -
ANIMACRIANÇA - Lendas Brasileiras | 7 episódios completos.
– A partir desta lenda da “Iara”, confeccionar
a dobradura de um peixe do site: https://www.youtube.com/watch?v=y3eI35LiidQ - Como
fazer um Peixe De Origami (Felipe Barbosa)
O ADULTO QUE VAI ORIENTAR A
HISTÓRIA DEVE:
1- Ler a história para a
criança ouvir.
2 - Fazer perguntas para a
criança responder oralmente sobre a história e sobre os personagens.
§ Para
relembras as vogais leia para seu filho (a) a história: https://pt.slideshare.net/ismaelmagalhaes/as-5-amigas-vogais
§ Para
rememorar consoantes, vogais e números: https://www.slideshare.net/saojose/a-magia-do-alfabeto/3 -
“A Magia do Alfabeto” Foi contada em aula. Refazer o desenho da história separando
consoantes, números e vogais. Pintar sempre os desenhos.
§ Para
relembrar palavras com cada letra do alfabeto. https://www.youtube.com/watch?v=DBAuR19EiuI –
Brink e Aprenda com a Tia Stê - Peça para
falar outras palavras com cada letra? Acrescentar uma palavra nova a cada dia
(colocar na rotina).
§ VALORES
§ SUGESTÃO
DE DANÇA:
https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q - Palavra
Cantada | Pé com Pé (dançar livre ou criar passos)
§ Escutar
canções do “Palavra Cantada”. Pode ser durante o almoço, pois a criança pára e
acaba prestando atenção.
§ BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS QUE PODEM SER FEITAS:
1.
Confeccionar um sopra bolhas com arame ou com
outro material disponível.
2.
Confeccionar uma peteca com pedrinha e saco
de plástico.
§ SUGESTÃO
DE DIVERSÃO DENTRO DE CASA:
§ Dicas
para os pais ou responsáveis para
tornar seus filhos bons leitores. Os
pequenos vídeos estão disponíveis em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25:programa-conta-pra-mim&catid=18
Pedimos
que se cuidem, porque o momento de isolamento e distanciamento social são necessários para resguardar a nossa saúde.
Temos a certeza que tudo isso vai passar logo
e breve voltarmos às nossas aulas
com entusiasmo e alegria.
Um abraço
e saudades! Fiquem bem! Beijos!
Professoras
Deise e Jaque!