Professora Deise
Olá
pais ou responsáveis! Espero que tenham visto o primeiro arquivo que enviei.
Como viram não é orientado que passemos atividades de folhinha, nem que
exigimos a alfabetização dos nossos pequenos. É tempo de resgatar coisas que se
fazem em casa e isso é uma construção que estamos iniciando. O que estou
enviando é mais no sentido geral de tentar manter uma rotina de estudos e de
contato com letras e escuta de histórias, músicas, etc.
De que forma os pais podem e devem ajudar: Não
é dando a resposta, não é soletrando pra criança escrever. É produtivo ajudar
perguntando para eles que outras palavras também têm essa letra. Vocês pais podem relacionar com outras palavras com aquela letra inicial, por exemplo, e depois
deixar a criança falar também o que vier a mente. Explorar com ele (a) aquela
família silábica. Perguntar: Como forma B + A? = BA Que palavras podemos
escrever com BA? B+ E? ... (e assim por diante). B+I = ... ? A letra que é iniciada a alfabetização
é a letra BASTÃO MAIÚSCULA. OBSERVAÇÃO: Enumerei os vídeos para facilitar a
orientação durante as pesquisas podendo ser anotados os que já foram vistos. É
bom que seja seguida esta ordem para as visualizações por que vai gradualmente
aprofundando alguns assuntos.
RELEMBRANDO
AS VOGAIS: Vídeo
1 - https://www.youtube.com/watch?v=8j2C40y574A - Esta música é uma paródia da canção
infantil “Os dedinhos” já cantada em aula.
1- Neste vídeo acima faça a criança observar as
bocas que a professora do vídeo faz com cada letra. Diga para a criança repetir
as mesmas fazendo o som. A (Abre bem a boca), E (Estica a boca um pouco) I
(Estica bem a boca), O (forma um círculo na boca), U (faz um bico com os lábios
pouco abertos). Pode fazer mímica das vogais e ele (a) descobrir qual é que
você está fazendo.
2- Recorte as vogais e cole no início da
margem no alto de seu caderno. Ao lado cole figuras que começam com aquele som.
Se não tiver material (jornal, revista, rótulos) para recortar pode desenhar.
3- Com cada figura os pais escrevem o nome do
desenho ao lado deles.
Atividades com cada palavra:
a) Conta quantas letra tem
b) Conta quantas vogais
c) Quantas consoantes.
d) Quantas vezes abre a boca para falar cada nome
de figura (batendo palma para marcar as sílabas).
Vamos relembrar os sons das letras de TODO o alfabeto? Pesquise no You Tube: Clipe "As Letras Falam"
Podem
ouvir também: Vídeo 2 -
https://www.youtube.com/watch?v=4p32dIO_wCE
– A Música do Alfabeto.
Vídeo 3 - https://www.youtube.com/watch?v=4YH-pqfypFY – Carta para a avó – Explicação: Aprenda as
vogais e consoantes.
Vocês já sabem o alfabeto de cor? Se não sabem
devem estudar, ouvir as músicas acima e recitar sozinhos para falar quando
retornarmos às aulas presenciais não se sabe quando.
ATIVIDADE:
Pedir que a criança recorte todas as letras do alfabeto (no
formato BASTÃO) e cole em ordem em
seu caderno. Pode ser recortado de rótulos, jornais, revistas, etc. Materiais
que tenham em casa. Estude sempre esta ordem com seu filho (a).
EXPLICAÇÃO:
As vogais se juntam com as consoantes
para formas sílabas ou
pedaços de palavra. Cada vez que abrimos a boca dizemos uma sílaba. Cada
CONSOANTE tem a sua família silábica.
Vamos conhecer as famílias que
são formadas quando uma consoante se junta com uma vogal?
Iniciaremos pela CONSOANTE “B”.
Veja no vídeo abaixo:
Vídeo 4 - https://www.youtube.com/watch?v=7IsprG7xyQk Família silábica do B – História: A Menina
Betina.
Vídeo 5 - https://www.youtube.com/watch?v=jBVcc1cePEk BA - BE - BI - BO - BU || Aprendendo as Silabas || Família
do B – Aqui é uma brincadeira de adivinhação a partir das imagens.
Atividade:
Faça desenhos com a letra B. Um com cada uma sílaba da família. Deixe espaço
para os pais escreverem seus nomes ao lado.
Vídeo 6
- https://www.youtube.com/watch?v=FjEe2JLDsnc - letra B: BA - BE - BI - BO
- BU (Método Fônico - Alfabetização) | A Bagunça do Ursinho
Atividade: Desenhe o quintal e coloque nele uma figura
com cada sílaba. Uma com BA, uma com BE continue até o BU. Deixe espaço para
seus responsáveis escreverem o nome do objeto ao lado do desenho.
Vídeo 7 - https://www.youtube.com/watch?v=2mnFWNsT3Rs cantando e escrevendo! Vamos aprender a escrever? A b c d e f #compilação - Este é só para associar ideias de palavras somente até a letra F.
Para relacionar quantidade com números pode
ser feito através do ábaco.
É
feito com palitinhos de churrasco fixados em uma superfície (mesa) com massinha
de modelar. Os números estão na frente e a criança deve encaixar os rolinhos de
fita (podem ser canudinhos cortados, miçangas dentre outras ideias!) na
quantidade referente ao número. Isto se chama sequencia numérica. A primeira
aprendizagem é saber as quantidades depois a sequencia dos números juntamente
com o treino da escrita destes.
Aprendendo a desenhar - Vídeo 8 - https://www.facebook.com/watch/?v=255304628846967 - Não custa tentar – pode sair bem diferente,
o importante é tentar.
BRINCANDO E APRENDENDO EM CASA
Reserve
tempo diariamente para brincar e ensinar novas habilidades para o seu filho,
incluindo tarefas domésticas. Vocês podem fazer vídeos dos momentos mais legais
e mandar para os parentes. Aqui estão algumas sugestões (não posto aqui as
regras de cada uma das brincadeiras, pois iria me alongar e podem ser
pesquisadas na internet):
Brincadeiras:
1. Ler e contar histórias (as sugestões que
enviei no primeiro Arquivo de sugestões pode ser recontado até para perceber
novos elementos).
2. Mestre mandou/chefe manda
3. Anão-gigante/morto-vivo
4. Estátua
5. Telefone sem fio
6. Karaokê, cantar e dançar
7. Piadas e “o que é, o que é?”
8. Procurar objeto escondido
9. Massinha (tem receitas na internet)
10. Stop (adedonha)
11. Boliche (pinos de garrafa pet e
bola de meias)
12. Acampamento na sala
13. Ensaio fotográfico
14. Fazer slimes
15. Just dance (aplicativo)
Aprendizagens simples que podem
entrar na rotina:
1. Ver as horas
2. Receitas fáceis (só olhar ou
colocar algum ingrediente)
3. Guardar compras
4. Estender as roupas (dependendo da
altura do varal é claro, mas exercita os dedos, muito indicado)
5. Organizar gavetas e talheres (muito
importante saber fazer a seleção dos objetos)
6. Tirar o pó (de onde é possível
alcançar)
7. Arrumar a cama
8. Separar lixo
9. Ajudar a fazer lista de compras. Perguntar
para a criança ver o que está faltando.
10. Cuidar de plantas e animais (sempre
supervisionados)
11. Organizar brinquedos e livros
Estas dicas foram retiradas de: Vídeo
9 file:///C:/Users/Daise/Downloads/Crian%C3%A7as%20e%20o%20covid-19.pdf 10 dicas simples que ajudam os pais a lidar
com o período de isolamento e quarentena.
Higiene pessoal: O
Sapo Lavou a Mão: Vídeo 10 https://www.youtube.com/watch?v=cKsnU4UhWxk
A nova melodia ainda ensina os movimentos adequados
para higienizar as mãos:
- lavar as palmas das mãos;
- lavar as costas das mãos;
- esfregar as unhas nas palmas;
- circular os dedinhos e punhos.
As partes do corpo: Vídeo 11 https://www.youtube.com/watch?time_continue=15&v=k0j0tk0Br9c
Músicas para curtir, aprender
conteúdos e cantar junto com a dupla do Palavra Cantada.
Vídeo 12 https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=t9UnJ3ZCiOk Os vários significados de uma palavra curta
como “Pé ”. O nome das árvores frutíferas, etc.
Sigo
ansiosa pelo retorno das aulas e com saudades dos meus pequenos. Crianças,
inventem brincadeiras, brinquedos, brinquem de fazer bolinho com terra se
preciso, ajudem os pais e estudem todos os dias. Usem as dicas de diversão em
casa do primeiro módulo e aqui deste segundo, podem repeti-las quantas vezes
quiserem.CUIDEM-SE E DIVIRTAM-SE!
☆Pintar desenhos, cuidando para pintar dentro do contorno, bem devagar;
☆Recortar de revistas e jornais as vogais e colar numa folha, em ordem;
☆Rasgar com os dedos pedacinhos de papel, amassá-los para fazer bolinhas e colá-los em uma folha, formando as vogais;
☆Fazer desenhos e colar bolinhas de papel para preencher o desenho;
☆Desenhar personagens, colar em palitinhos e criar histórias, contando para a família;
☆Encontrar pedras no pátio para fazer pinturas; folhas de árvores e colocar em baixo de uma folha para pintar com giz de cera;
☆Construir desenhos com palitos, colando-os numa folha;
☆Pintura a dedo e tinta guache;
☆Praticar o uso do caderno: Escrever em cima da linha, não pular folhas, começar a escrever pelo início da linha e não pelo final, cuidar a posição do caderno para iniciar pelo início e não pela última folha;
☆Treinar o nome próprio: Praticar como escrever o seu nome;
☆Treinar as vogais: Como escrevemos (A E I O U), falar em voz alta que coisas (objetos, frutas, nomes de pessoas, etc.) iniciam com cada uma das vogais;
☆Treinar os números de 1 a 10 e como os representamos (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10); contar objetos em voz alta, fazer desenhos e pedir que a criança escreva a quantidade que ela contou, escrever um número de 1 a 10 e pedir que a criança faça desenhos que representem essa quantidade;
☆Encontrar palavras em revistas e contar a quantidade de letras que formam a palavra, identificando as vogais;
☆Criar brinquedos com sucatas;
☆Cantar, dançar; Brincadeiras: jogar bola, pular corda, salão de beleza com a mamãe, esconder objetos em casa e pedir que encontrem, usando as palavras “QUENTE”OU “FRIO”.