Queridos
Estudantes,
Saudades de vocês!!! Mas ao mesmo tempo com
a certeza que essa é a melhor maneira de nos protegermos. Ficaremos longe pelo
tempo que seja necessário e que
beneficie a todos.
Observar a matemática no dia a dia de vocês
vai fazer com que nossa saudade estimule
nossa vontade de aprender. Esse momento de distanciamento e isolamento social é
necessário para não propagação do Coronavírus. Dessa forma, nós, professores de
matemática sugerimos os estudos a seguir. As sugestões de estudos estão
colocadas por professor, mas não impede
de ler ou fazer a sugestão do outro professor. O conhecimento nunca é demais.
Bons estudos e cuidem-se.
Professora
Carla:
Gostaria que vocês revisassem todas as operações aprendidas até aqui ,exercitassem
cálculos simples do dia a dia mentalmente e resolvessem os exercícios que
realizamos em aula novamente. A tabuada é essencial aos cálculos futuros então
elaborem a sua bem própria, usando a criatividade e exercitando seus cálculos.
O estudo do jogo dos sinais com números inteiros sempre é essencial ao estudo dos conteúdos
matemáticos.
Para quem dispõe de internet tem o site
chamado somatematica.com.br que
estimula toda a curiosidade de vocês, desde jogos, desafios e principalmente
proporciona a vocês o conhecimento da História da Matemática que tenho certeza vão gostar..
Lembrando sempre que a Leitura melhora o
funcionamento do nosso cérebro, estimula a nossa criatividade e ainda provoca
Empatia.
TURMA 601
Ø
Ler,
revisar e refazer as atividades do caderno sobre retas numéricas;
Ø
Reforçar
as atividades que envolvam histórias matemáticas, inclusive as que foram realizadas
no 5º ano (muito importante);
Ø
Se
possível, fazer em um caderno ou em folhas (organizadas),
um conjunto de tabuadas do zero à 10 por
dia.
TURMA 902
Ø
Ler,
revisar e refazer as atividades do caderno sobre as propriedades das potências
e dos radicais;
Ø
Reforçar
os conteúdos dos anos anteriores como: frações, números decimais, números
inteiros, racionais, reais e equações do 1º grau.
LEMBRANDO: A revisão dos conteúdos dos anos
anteriores é muito importante para que haja um bom desempenho e rendimento escolar.
Professor
Josué
Qual é a história do número pi?
Pequenas respostas
para grandes perguntas
A história do
aparecimento do pi remonta ao tempo dos antigos egípcios, ou seja, há mais de
4000 anos. Ainda que nessa altura, não fosse designado pela letra grega que o
tornou famoso. Alguns papiros antigos, mostram que os egípcios estimaram que o
valor do pi seria 3,16.
Mas afinal, o que é o pi?
Explicado de forma
simples, o pi é um número. Representa-se pela letra grega π e serve para
designar a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro.
Esse valor é sempre igual, independentemente do tamanho da circunferência!
Como é que foi a evolução do pi?
O pi tem uma longa
história. Foram muitas as civilizações antigas que tentaram descobrir o valor
do pi o mais aproximado possível. Como já foi referido, os egípcios chegaram ao
valor aproximado de 3,16. Mais ou menos na mesma altura, os babilónios
obtiverem o valor aproximado de 3,125. Por volta do séc. III a.C. o grande
matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos,
um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de
lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o
valor do pi igual a 3,142. Usando a mesma técnica, Ptolomeu com um polígono de
720 lados conseguiu uma estimativa de 3,1416. Mais tarde, por volta do séc. V,
os chineses, utilizando um polígono com 3072 lados conseguiram a estimativa de
3,14159. E assim foram sendo melhoradas as estimativas ao longo dos anos. É,
contudo, de salientar que todas estes cálculos eram feitos à mão. Por exemplo,
no séc XVI, o holandês Ludolph van Ceulen conseguiu obter o valor do pi com 35
casas decimais. Nessa altura, estes tipos de cálculos demoravam anos e anos de
trabalho intensivo! Mais recentemente, com o aparecimento dos computadores, já
foi possível calcular o valor do pi com milhões de casas decimais.
Então e o símbolo,
apareceu quando?
Muitos
dos símbolos matemáticos usados nos dias de hoje, devem-se ao grande matemático
suíço Leonhard Euler. Foi ele, que em 1737 deu a conhecer o símbolo π para representar o famoso número. Foi
também nessa altura, que os matemáticos demonstraram que o pi é um número
irracional, logo o número de casas decimais necessárias para obter o seu valor
exato é infinito.
Números Romanos
Os números romanos (ou algarismos romanos) são
indicações numéricas utilizadas para indicar séculos, capítulos e páginas de
livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros.
Os
algarismos romanos são representados por letras maiúsculas, num total de 7
numerações: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000).
O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao 500 e o M ao mil.
Regras de
utilização dos Números Romanos
·
A letra I
é utilizada somente antes do V e do X, por exemplo: IV = 4; IX = 9.
·
A letra X
é utilizada somente antes do L e do C, por exemplo: XL = 40; XC = 90
·
A letra C
é utilizada somente antes do D e do M, por exemplo, CD = 400; CM = 900
·
As letras
I, X, C e M são agrupadas somente seguidas por três vezes, por exemplo: III =
3; XXX = 30.
·
Para
representar números maiores que 4000 usa-se um traço acima das letras, o que
significa a multiplicação do número por mil, por exemplo, .
·
Letras
iguais somam-se os valores, por exemplo: II = 2; XX = 20.
·
Duas
letras diferentes com o menor antes do maior, subtraem-se os seus valores, por
exemplo: IV = 4; IX = 9.
·
Duas
letras diferentes com o maior antes do menor, somam-se os seus valores, por
exemplo: VI = 6; XI = 11.
·
Se entre
duas letras quaisquer existe outra menor, o valor desta pertencerá a letra
seguinte a ela, por exemplo: XIX = 19; LIV = 54.
Tabela dos Números Romanos
Confira os números romanos de 1 a
100 e cada centena até 2000.
Número
|
Número Romano
|
Cálculo
|
0
|
não
existe
|
|
1
|
I
|
1
|
2
|
II
|
1+1
|
3
|
III
|
1+1+1
|
4
|
IV
|
5-1
|
5
|
V
|
5
|
6
|
VI
|
5+1
|
7
|
VII
|
5+1+1
|
8
|
VIII
|
5+1+1+1
|
9
|
IX
|
10-1
|
10
|
X
|
10
|
11
|
XI
|
10+1
|
12
|
XII
|
10+1+1
|
13
|
XIII
|
10+1+1+1
|
14
|
XIV
|
10-1+5
|
15
|
XV
|
10+5
|
16
|
XVI
|
10+5+1
|
17
|
XVII
|
10+5+1+1
|
18
|
XVIII
|
10+5+1+1+1
|
19
|
XIX
|
10-1+10
|
20
|
XX
|
10+10
|
21
|
XXI
|
10+10+1
|
22
|
XXII
|
10+10+1+1
|
23
|
XXIII
|
10+10+1+1+1
|
24
|
XXIV
|
10+10-1+5
|
25
|
XXV
|
10+10+5
|
26
|
XXVI
|
10+10+5+1
|
27
|
XXVII
|
10+10+5+1+1
|
28
|
XXVIII
|
10+10+5+1+1+1
|
29
|
XXIX
|
10+10-1+10
|
30
|
XXX
|
10+10+10
|
31
|
XXXI
|
10+10+10+1
|
32
|
XXXII
|
10+10+10+1+1
|
33
|
XXXIII
|
10+10+10+1+1+1
|
34
|
XXXIV
|
10+10+10-1+5
|
35
|
XXXV
|
10+10+10+5
|
36
|
XXXVI
|
10+10+10+5+1
|
37
|
XXXVII
|
10+10+10+5+1+1
|
38
|
XXXVIII
|
10+10+10+5+1+1+1
|
39
|
XXXIX
|
10+10+10-1+10
|
40
|
XL
|
50-10
|
41
|
XLI
|
50-10+1
|
42
|
XLII
|
50-10+1+1
|
43
|
XLIII
|
50-10+1+1+1
|
44
|
XLIV
|
50-10-1+5
|
45
|
XLV
|
50-10+5
|
46
|
XLVI
|
50-10+5+1
|
47
|
XLVII
|
50-10+5+5+1
|
48
|
XLVIII
|
50-10+5+1+1+1
|
49
|
XLIX
|
50-10-1+10
|
50
|
L
|
50
|
51
|
LI
|
50+1
|
52
|
LII
|
50+1+1
|
53
|
LIII
|
50+1+1+1
|
54
|
LIV
|
50-1+5
|
55
|
LV
|
50+5
|
56
|
LVI
|
50+5+1
|
57
|
LVII
|
50+5+1+1
|
58
|
LVIII
|
50+5+1+1+1
|
59
|
LIX
|
50-1+10
|
60
|
LX
|
50+10
|
61
|
LXI
|
50+10+1
|
62
|
LXII
|
50+10+1+1
|
63
|
LXIII
|
50+10+1+1+1
|
64
|
LXIV
|
50+10-1+5
|
65
|
LXV
|
50+10+5
|
66
|
LXVI
|
50+10+5+1
|
67
|
LXVII
|
50+10+5+1+1
|
68
|
LXVIII
|
50+10+5+1+1+1
|
69
|
LXIX
|
50+10-1+10
|
70
|
LXX
|
50+10+10
|
71
|
LXXI
|
50+10+10+1
|
72
|
LXXII
|
50+10+10+1+1
|
73
|
LXXIII
|
50+10+10+1+1+1
|
74
|
LXXIV
|
50+10+10-1+5
|
75
|
LXXV
|
50+10+10+5
|
76
|
LXXVI
|
50+10+10+5+1
|
77
|
LXXVII
|
50+10+10+5+1+1
|
78
|
LXXVIII
|
50+10+10+5+1+1+1
|
79
|
LXXIX
|
50+10+10-1+5
|
80
|
LXXX
|
50+10+10+10
|
81
|
LXXXI
|
50+10+10+10+1
|
82
|
LXXXII
|
50+10+10+10+1+1
|
83
|
LXXXIII
|
50+10+10+10+1+1+1
|
84
|
LXXXIV
|
50+10+10+10-1+5
|
85
|
LXXXV
|
50+10+10+10+5
|
86
|
LXXXVI
|
50+10+10+10+5+1
|
87
|
LXXXVII
|
50+10+10+10+5+1+1
|
88
|
LXXXVIII
|
50+10+10+10+5+1+1+1
|
89
|
LXXXIX
|
50+10+10+10-1+10
|
90
|
XC
|
100-10
|
91
|
XCI
|
100-10+1
|
92
|
XCII
|
100-10+1+1
|
93
|
XCIII
|
100-10+1+1+1
|
94
|
XCIV
|
100-10-1+5
|
95
|
XCV
|
100-10+5
|
96
|
XCVI
|
100-10+5+1
|
97
|
XCVII
|
100-10+5+1+1
|
98
|
XCVIII
|
100-10+5+1+1+1
|
99
|
XCIX
|
100-10-1+10
|
100
|
C
|
100
|
200
|
CC
|
100+100
|
300
|
CCC
|
100+100+100
|
400
|
CD
|
500-100
|
500
|
D
|
500
|
600
|
DC
|
500+100
|
700
|
DCC
|
500+100+100
|
800
|
DCCC
|
500+100+100+100
|
900
|
CM
|
1000-100
|
1000
|
M
|
1000
|
2000
|
MM
|
1000+1000
|
Anos em Algarismos Romanos
Ano
|
Número Romano
|
1000
|
M
|
1100
|
MC
|
1200
|
MCC
|
1300
|
MCCC
|
1400
|
MCD
|
1500
|
MD
|
1600
|
MDC
|
1700
|
MDCC
|
1800
|
MDCCC
|
1900
|
MCM
|
1990
|
MCMXC
|
1991
|
MCMXCI
|
1992
|
MCMXCII
|
1993
|
MCMXCIII
|
1994
|
MCMXCIV
|
1995
|
MCMXCV
|
1996
|
MCMXCVI
|
1997
|
MCMXCVII
|
1998
|
MCMXCVIII
|
1999
|
MCMXCIX
|
2000
|
MM
|
2001
|
MMI
|
2002
|
MMII
|
2003
|
MMIII
|
2004
|
MMIV
|
2005
|
MMV
|
2006
|
MMVI
|
2007
|
MMVII
|
2008
|
MMVIII
|
2009
|
MMIX
|
2010
|
MMX
|
2011
|
MMXI
|
2012
|
MMXII
|
2013
|
MMXIII
|
2014
|
MMXIV
|
2015
|
MMXV
|
2016
|
MMXVI
|
2017
|
MMXVII
|
2018
|
MMXVIII
|
2019
|
MMXIX
|
2020
|
MMXX
|
Séculos em Números Romanos
Século
|
Intervalo
de Anos
|
XI
|
1001 a
1100
|
XII
|
1101 a
1200
|
XIII
|
1201 a
1300
|
XIV
|
1301 a
1400
|
XV
|
1401 a
1500
|
XVI
|
1501 a
1600
|
XVII
|
1601 a
1700
|
XVIII
|
1701 a
1800
|
XIX
|
1801 a
1900
|
XX
|
1901 a
2000
|
XXI
|
2001 a
2100
|
XXII
|
2101 a
2200
|
Curiosidade
Inventados
na época da Roma antiga, os números romanos foram criados para facilitar as
contas. Assim, os romanos desenvolveram um sistema de numeração,
com as próprias letras do alfabeto.
Os romanos não conheciam a representação
do zero e, por esse motivo, esse sistema de numeração não possui nenhuma letra
que o represente.
Um abraço a todos!
Professores Carla, Joice e Josué!