Professora: Maitane
Sugestões de atividades para fazer em casa:
·
Leitura
de histórias;
·
Desenhos
e pinturas;
·
Vogais;
·
Números
de 1 a 10;
·
Nome
próprio;
·
Brincadeiras.
Dicas
para os pais:
·
Leitura de histórias: - Contos infantis:
- Conversas sobre a história
- Pedir para que conte um
pouco o que achou sobre a história que ouviu;
- Identificar os
personagens;
- Qual parte mais gostou;
- Imprimir ou pedir que
desenhe uma parte da história;
- Pedir que leia a sua
maneira a história;
- Imprimir ou desenhar
personagens da história e fazer fantoches (recortar e colar em palitinhos de
picolé)
Sites sugeridos: https://bebeatual.com/historias
·
Desenhos e pintura: - Desenhos de interesse da criança:
- Desenhar ou imprimir;
- Pedir que pinte, cole
elementos, como: bolinhas de papel; lascas de lápis; recortes de revistas e
jornais;
- Usar diferentes
materiais, como: lápis; lápis de cor; hidrocor; giz de cera; giz para quadros;
cravão... disponibilizar o que possuir em casa, podendo ser: folhas de oficio;
cadernos; tampas de papelão.
·
Vogais- A, E, I , O , U: Imprimir ou escrever:
- Pontilhados com vogais;
- Preencher lacunas;
- Procurar em revistas
vogais;
- Escrever e pedir que
copiem;
- Mostrar imagens ou
objetos que iniciem com cada vogal.
Sites sugeridos: https://br.pinterest.com/pin/373517362844271748/
·
Números de 1 a 10: - Imprimir ou escrever:
- Escrever e pedir que
copiem;
- Pedir que recortem e
colem de revistas ou jornais;
- Mostrar e contar os
numerais;
- Pontilhados dos
números;
Sites sugeridos: https://br.pinterest.com/pin/452893306261296913/
·
Nome próprio:
- Escrever ou imprimir:
- Pedir que copiem seu
nome;
- Procurar e recortar
letras do nome;
- Pontilhados do nome;
- Auxiliar na procura de
imagens que iniciem com cada letrinha de seu nome (revistas e jornais);
- Pedir que copiem o nome
sempre que fizerem uma atividade.
Sites sugeridos: https://br.pinterest.com/cidinhaviana73/atividades-para-trabalhar-o-nome-pr%C3%B3prio/
·
Brincadeiras:
- Meu
mestre mandou; (a criança fará os comandos dos pais, exemplo: pular em 1 pé só,
esticar os braços, dar um passo para trás, correr...);
- Morto-Vivo; (a criança
deve ficar de pé quando os pais falarem vivo e se agacharem quando falarem
morto, dando intervalos e fazendo com que a criança use sua atenção);
- Esconde- esconde de
objetos; (os pais devem escolher e mostrar um objeto, esconder e pedir que o
procurem);
- Jogo das cores; (os
pais dizem um cor e pedem que a criança lhe mostre um objeto da cor
solicitada).
Sites sugeridos: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-pensadas-para-turmas-de-creche-e-pre-escola/