domingo, 3 de maio de 2020

1º ANO- ANOS INICIAIS( 101 e 102)



Senhores pais ou responsáveis!
A orientação para este momento de Pantemia é de que os estudantes tenham uma rotina de estudo. Como forma de distração e de aprendizagem informal e formal em alguns momentos, enviamos  sugestões de histórias, músicas (algumas já trabalhadas em aula) brincadeiras, jogos, danças, atividades.
Façam um momento de contar histórias, revisem as aulas até o último dia de aula.  Em caso de não terem a disposição internet integralmente podem ler em voz alta para a criança os textos, livros, jornais, receitas,disponíveis em casa. Cuidando é claro com os conteúdos impróprios para esta idade. Podem fazer recortes de letras para formar os nomes dos objetos que tem dentro de casa. 
Pode ser criada uma rotina de leitura ou escuta de uma história em seguida desenhar, realizar atividades, ouvir músicas sugeridas aqui.
Podem ainda seguirem essas sugestões:
Fazer desenhos que iniciem com as vogais;
Identificar através de figuras com qual vogal inicia o nome da figura;
Identificar as vogais no seu nome;
Desenhar linhas retas, curvas e zigue-zague em folhas;
Recortar figuras e fazer colagem;
Escrever o seu nome;
Escrever os números (1,2,3 ,4,5), contar objetos em voz alta;
Praticar as “musiquinhas”: 
● Boa tarde! Boa tarde! Tudo bem, com você? Eu estou contente! Eu estou contente! Em te ver, em te ver!

● Dois passarinhos voando pelo céu. Um se chama Juca e a outra, Mel. Voa, voa, Juca. Voa, voa, Mel. Volta, volta, Juca. Volta, volta, Mel.

● O coqueiro é muito alto e começa a balançar. E os coquinhos todos juntos vão batendo sem parar. E o macaquinho: Bate, bate, seu coquinho! E o macaquinho: Bate,  bate, seu coquinho! E o macaquinho: Bate,  bate,  seu coquinho! Olha como ele é pequeninho!
O coqueiro é muito alto e começa a balançar. E os coquinhos todos juntos vão batendo sem parar. E o macacão: Bate, bate,  seu cocão! E o macacão: Bate,  bate, seu cocão! E o macacão: Bate,  bate,  seu cocão! Olha como ele é bem grandão!

● Era uma casa bem fechada. Era uma casa bem fechada. Abre a janelinha, deixa o sol entrar. Abre a janelinha,  deixa o sol entrar. Perto da casa tem uma árvore.  Perto da casa tem uma árvore. E os passarinhos pousam nela assim. E os passarinhos pousam nela assim.  Perto da árvore tem uma ponte. Perto da árvore tem uma ponte. E por baixo dela passa um rio assim. E por baixo dela passa um rio assim. Está trovejando, escurecendo. Está trovejando,  escurecendo. Fecha a janelinha, que já vai chover. Fecha a janelinha, que já vai chover. Shiiiiiiiiiii...
A atividade a seguir deve ser escrita em letra bastão pelo adulto e colado pelo estudante. Colar de preferência com fita durex.
Ø Etiquetar (colocar nome) nos objetos, eletrodomésticos e portas dentro de casa: Quanto mais coisas forem nomeadas melhor.
OBSERVAÇÃO: Podem deixar na casa o ano todo ou ir renovando ou acrescentando de tempos em tempos. É muito útil no incentivo à leitura inicial. As atividades a seguir devem ser feitas no decorrer dos dias variando palavras e voltando para palavras já questionadas fazendo a revisão. 
COZINHA: PORTA, PAREDE, JANELA, CHÃO, PIA, GELADEIRA, FOGÃO, ARMÁRIO, CORTINA, PORTA, TETO e outros que tiver. SALA: SOFÁ, TELEVISÃO, MESA, TAPETE, QUADRO, e outros.
QUARTO 1: PAREDE, CAMA, TRAVESSEIRO,ESTANTE, BRINQUEDOS, ROPEIRO, MESA DE ESTUDOS e outros.
LAVANDERIA: TANQUE, MÁQUINA DE LAVAR, TORNEIRA e outros.
BANHEIRO: PIA, VASO, TAMPA (do vaso), ARMÁRIO, ESTANTE e outros.
1 - As palavras que você prendeu ou colou nos móveis a criança copia no caderno.
2 – Pinta as VOGAIS de cada uma como no EXEMPLO, conta e responde quantas letras tem.
PAREDE – 6 (letras)
JANELA – 6
PORTA – 5 (e assim por diante com o máximo de palavras que conseguirem diariamente).
E assim por diante com todas as palavras escritas.
3 – Conta quantas letras tem cada palavra e escreve o número do lado no caderno (com ajuda dos pais ou responsáveis). Como está no exemplo acima.
4 – Separar as palavras em pedacinhos batendo palmas para vez que abre a boca. EXEMPLO: PA (uma palma) RE (uma palma) DE (uma palma). PA- RE- DE (UMA PALMA) – 3 vezes abriu a boca para falar parede, então são três sílabas.
5 – DESAFIO: Aos pais e alunos (as): Quem conseguir fazer outras rimas oralmente com estas palavras faz uma brincadeira de rimar palavras. Uma palavra você diz e uma a criança diz. Se a criança errar, não precisa xingar, você diz outra. E se ela inventar palavras para rimar também não tem problema.
EXEMPLO:
PRATELEIRA – TORNEIRA – GELADEIRA – TORRADEIRA – ENFERMEIRA ...
JANELA – MORTANDELA – AQUELA – BELA – DELA  ...
PAREDE – REDE – SEDE ...
E assim por diante com todas as palavras escritas sobre a casa.

§  JOGOS MATEMÁTICOS: https://br.ixl.com/math/1-ano  - Jogos: A1, A2, A3, B1, B2, B3, D1, D2, E1, E2, H1 M5.  Observação: Sempre deixar material concreto para a criança manipular enquanto faz os cálculos. Pode ser lápis de cor, pedrinhas, sementes, o que tiver disponível para contar.
§  SUGESTÃO DE JOGOS COM LETRAS SOLTAS.
Ø Recorte de rótulos de alimentos as letras de todo o alfabeto e coloque em ordem alfabética. Monte e desmonte falando o nome das letras e o seu som. Se é vogal ou consoante. Guardar cada tipo de jogo em envelope separando-os.  Tem uma música que ensina o som das letras: https://www.youtube.com/watch?v=pBsfpU9zWNI  - “As Letras Falam”

Ø Recorte de rótulos, jornais, entre outros as letras do seu nome completo que deve ser montado e desmontado várias vezes até atingir a autonomia da criança. Ajudar a montar o nome dos pais e irmãos ou responsáveis. Chamar mais a atenção para as vogais que eles já aprenderam. 


§  SUGESTÕES DE SITES PARA OUVIR OU CONTAR HISTÓRIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=VkZVCz_6vmo - Palavras muitas palavras. Livro da autora Ruth Rocha.

https://www.youtube.com/watch?v=TGjTjvojGtE - Camilão, o comilão - Varal de Histórias

https://www.youtube.com/watch?v=U8wj2ubUrho  - ANIMACRIANÇA - Lendas Brasileiras | 7 episódios completos.

 – A partir desta lenda da “Iara”, confeccionar a dobradura de um peixe do site:  https://www.youtube.com/watch?v=y3eI35LiidQ  - Como fazer um Peixe De Origami (Felipe Barbosa)

 


O ADULTO QUE VAI ORIENTAR A HISTÓRIA DEVE:
1- Ler a história para a criança ouvir.
2 - Fazer perguntas para a criança responder oralmente sobre a história e sobre os personagens.

§  Para relembras as vogais leia para seu filho (a) a história: https://pt.slideshare.net/ismaelmagalhaes/as-5-amigas-vogais


§  Para rememorar consoantes, vogais e números: https://www.slideshare.net/saojose/a-magia-do-alfabeto/3 - “A Magia do Alfabeto” Foi contada em aula. Refazer o desenho da história separando consoantes, números e vogais. Pintar sempre os desenhos.
§  Para relembrar palavras com cada letra do alfabeto. https://www.youtube.com/watch?v=DBAuR19EiuI – Brink e Aprenda com a Tia Stê  - Peça para falar outras palavras com cada letra? Acrescentar uma palavra nova a cada dia (colocar na rotina).

§  VALORES
https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0   - A importância de cada um no grupo e o respeito

§  SUGESTÃO DE DANÇA:
https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk - - Palavra Cantada | Lavar as Mãos
https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q - Palavra Cantada | Pé com Pé (dançar livre ou criar passos)
§  Escutar canções do “Palavra Cantada”. Pode ser durante o almoço, pois a criança pára e acaba prestando atenção.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

§  BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE PODEM SER FEITAS:
1.   Confeccionar um sopra bolhas com arame ou com outro material disponível.
2.   Confeccionar uma peteca com pedrinha e saco de plástico.

§  SUGESTÃO DE DIVERSÃO DENTRO DE CASA:

§  Dicas para os pais ou responsáveis para tornar seus filhos bons leitores.  Os pequenos vídeos estão disponíveis em:  http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25:programa-conta-pra-mim&catid=18

Pedimos que se cuidem, porque o momento de isolamento e distanciamento social  são necessários para resguardar a nossa saúde. Temos a certeza que tudo isso vai passar logo  e breve voltarmos  às nossas aulas com entusiasmo e alegria.
Um abraço e saudades! Fiquem bem! Beijos!
Professoras  Deise e Jaque!