Professora Marcia
- Reservar um horário de estudo diariamente, que seja em um lugar calmo e sem distrações (se possível sempre no mesmo horário).
* LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de livros ; contos, poemas, poesias, HQ , o que tiver em casa.
Sugestão de Leitura: O pequeno Princípe.
- Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente . Sugestão de vídeos sobre Meio ambiente ( em anexo).
- Após assistir os vídeos , faça uma produção textual sobre o meio Ambiente. Não esqueça de colocar um título . Número de linhas de 20 a 25 linhas.
Outras sugestões de filme para assistir sobre Meio Ambiente: Wall-E, Lorax, Happy Feet.
- Confeccionar dois cartazes ( pode ser cartolina, folha de oficio, papelão ou no caderno) .
Um cartaz sobre O planeta que temos e outro cartaz sobre O Planeta que queremos.
* MATEMÁTICA
- Estudo da tabuada;
- Revisar as atividades realizadas em aula envolvendo as quatro operações, prova real, problemas matemáticos, escrita dos numerais, composição e decomposição dos números.
- Refazer as atividades do primeiro mês de aula (pode refazer no caderno).
* ARTE
- Confeccionar um Jogo de tabuada com materiais recicláveis ( utilizar materiais disponíveis em casa). Exemplo: tampinhas de garrafa, tampinhas de leite, papelão, garrafa pet, palitos, rolo de papel higiênico, etc. (Use a sua criatividade).
* HISTÓRIA
- Dia 24 de junho é Dia de São João.
* Sugestão de Leitura sobre a Origem das Festas Juninas.
* Comidas típicas das Festas Juninas.
Links:
Sugestões
vídeos Meio Ambiente:
https://www.youtube.com/watch?v=DHqMmFzAjP8&t=24s
https://www.youtube.com/watch?v=q0dJSM-Wjxk
Sugestão
de leitura:
Origem
das Festas Juninas e comidas típicas.
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comidas_t%C3%ADpicas_de_festa_junina
Professora: Cármen
Orientações de atividades
para realizar em casa.
1º) L.
Portuguesa Atividade com reportagem:
·
Pegue um jornal, leia e escolha uma
reportagem do seu interesse. Recorte e cole no caderno.
·
Faça 8 perguntas sobre a reportagem e
responda.
·
Retire da mesma, substantivos próprios,
comuns e verbos.
·
Escreva com suas palavras um parágrafo sobre
o que entendeu da reportagem.
2º) Fazer jogo do Stop e convidar um familiar para brincar com você. (colocar no
cabeçalho: Substantivo próprio/ substantivo comum / adjetivos/ verbos).
Substantivo
próprio
|
Substantivo
comum
|
adjetivo
|
verbo
|
3º) Matemática
·
Estudar a tabuada de forma a memorizar a
mesma.
·
Use sua criatividade e construa um jogo com
uso da tabuada.(ex: bingo, memória, jogo da velha, dominó, amarelinha, etc)
Crie regras, escreva estas em uma folha, convide um familiar e jogue. Guarde
para quando começar as aulas levar para escola e jogar com os colegas.
4º)
Confeccionar jogo da memória com números romanos.
Consulte
no caderno os números romanos aprendidos, faça fichas e coloque os números
romanos, em outras coloque os números naturais. Depois é só jogar, tentando
encontrar os pares.
Beijos
com saudades prof. Cármen
Professor: Fernanda Cardias Disciplina: Geografia Turma: 501 e 502
Rio Grande do Sul
O Estado do Rio Grande do Sul está localizado na região Sul do Brasil. A capital é Porto Alegre e a sigla RS.
· Área: 281.737,947
· Limites: O Rio Grande do Sul limita-se ao sul com o Uruguai, a oeste com a Argentina, a leste com o oceano Atlântico e ao norte com Santa Catarina
· Número de municípios: 497
· População: 11,2 milhões de habitantes, conforme a estimativa do IBGE para 2015
· Gentílico: gaúcho
· Principal cidade: Porto Alegre
Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul
Significado da bandeira: o brasão simboliza a Guerra dos Farrapos, a faixa vermelha representa a República Rio-Grandense, separada do Brasil na ocasião, O fumo e a erva-mate retratam a economia do estado.
História
O território hoje ocupado pelo Rio Grande do Sul está entre as áreas do País que mais demoraram a receber a ocupação do colonizador português.
A fronteira do estado só foi definida em 1801, com a assinatura do Tratado de Badajoz. O acordo finalizou uma série de conflitos pela posse da região.
Até um século após o Descobrimento do Brasil (1500), a região ainda era ocupada principalmente por indígenas. A geografia está entre as justificativas que retardaram a colonização.
Na região viviam índios gê, pampeano e os guarani. O grupo gê, também chamado de tapuia, estava na região denominada "Cima da Serra". Nesse local ainda vivem remanescentes de índios caingangues.
O local é ocupado atualmente pelas cidades de Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e São Francisco de Paula.
O povo pampeano, também chamado de charrua e minuano, vivia na região do pampa. Já os Guarani estavam na margem da Lagoa dos Patos.
Os índios guarani foram os primeiros a sentir o impacto do europeu com a chegada dos padres jesuítas espanhóis em 1626.
Os religiosos fundaram as Missões Guarani, abrangendo parte dos territórios hoje pertencentes ao Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.
Durante o século XVIII, houve intensa disputa pelo território por espanhóis e portugueses. Os espanhóis fundaram em 1726, a cidade de Montevidéu, a leste da colônia de Sacramento, fundada criada em 1680.
O objetivo da fundação de Montevidéu era reduzir a influência portuguesa. Como resposta, os portugueses fundaram em 1737 o Forte de Jesus Maria José, hoje cidade de Rio Grande.
A disputa terminou em 1777, quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildefonso. Pelo acordo, a colônia de Sacramento permanecia em posse de Espanha e o Rio Grande ficaria com Portugal.
Vinte e três anos após a definição das fronteiras do Rio Grande do Sul, o estado passou a receber uma leva de imigrantes alemães.
A presença dos imigrantes permitiu a diversificação da economia com a instalação do modelo de estâncias agrícolas.
Os principais colonizadores do estado são os imigrantes italianos, que se fixaram principalmente na região serrana, no nordeste do estado; e os alemães, que ocuparam principalmente a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre. Os portugueses permaneceram na faixa litorânea do território gaúcho.
Várias novas batalhas assolaram o território. A mais longa e sangrenta foi a Guerra dos Farrapos ocorreu entre 1835 e 1854.
O estado só foi pacificado em 1928, na gestão do governador Getúlio Vargas (1882 - 1954).
Cidades: Economia e Turismo
Porto Alegre: A cidade foi fundada em 1752, por portugueses açorianos. O primeiro nome foi Porto dos Casais. O crescimento econômico de Porto Alegre foi impulsionado pela presença dos alemães em São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Além da capital Porto Alegre, outras cidades importantes do estado são: Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, São Leopoldo, Alvorada.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, milho, trigo e arroz. Apresenta o segundo maior polo comercial e o segundo polo da indústria de transformação nacional.
O setor industrial está entre os mais importantes do País. A indústria do setor calçadista ocupa posição privilegiada na economia nacional.
As colônias de italianos também tiveram importante papel no desenvolvimento das cidades. A economia é diversificada, passando pela produção de frutas, legumes e folhosas.
O Rio Grande do Sul concentra 91% da produção nacional de vinhos, atividade iniciada pelos imigrantes italianos. Colônias de italianos se instalaram na região a partir de 1875, atraídos pelo clima propício à produção da uva na Serra Gaúcha.
As lavouras de uva estão localizadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Antônio Prado, Flores da Cunha e Bento Gonçalves. Também há lavouras em Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Milano, Nova Roma, São José do Ouro, São Marcos e Veranópolis.
O estado é atrativo no turismo de lazer e também no turismo de negócios e eventos.
Gramado e Canela: As famosas cidades da região serrana gaúcha atraem milhares de turistas todos os anos. O clima na região é ameno, com invernos rigorosos. Essa característica é explorada pela indústria turística, especializada em eventos, cafés coloniais e chocolates artesanais.
Gramado é sede de importantes eventos, como o Festival de Cinema de Gramado e o Festival Internacional de Publicidade. A cidade é envolta por uma bela paisagem natural, com lagos e cascatas.
As paisagens também são o ponto forte do turismo em Canela. A cidade exibe uma arquitetura peculiar, com padrões europeus.
Os municípios de São Borja e São Miguel preservam construções das povoações jesuítas ocorridas no século XVII, consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), elemento que atrai vários turistas para a região.
Aspectos Geográficos
Relevo
Clima
Hidrografia
Vegetação
Recursos Naturais
O Rio Grande do Sul possui três tipos de relevos.
Estes são: Planaltos, Depressões e Planícies. Seus planaltos se encontram ao norte do Estado, com altitude acima de 100 metros.
O ponto mais alto do estado possui 1.410 metros e é chamado de Pico do Monte Negro. Esse se encontra em São José dos Ausentes.
Pico do Monte Negro – Rio Grande do Sul
Além disso, existem quatro unidades morfológicas, denominadas como:
· Depressão central: áreas com menos de 400 metros, localizadas em municípios como Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e São Gabriel;
· Escudo Sul-Grandense: Rochas formadas em outros períodos com desgastes erosivos. A altitude não passa de 600 metros;
· Planície Costeira: Apresenta baixas altitudes e se encontra em toda a Costa Atlântica do território.
No Rio Grande do Sul, predomina o clima subtropical úmido, contando então com duas estações do ano bem definidas.
O verão, com elevadas temperaturas e o inverno, com baixas temperaturas. Uma das menores do país.
No decorrer do ano, as chuvas são bem distribuídas.
Geada no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul possui uma rede hidrográfica dividida em três regiões. Estas são: Bacia do Uruguai, Bacia do Guaíba, Bacia do Litoral.
Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul são: Camaquã, dos Sinos, Ibicuí, Ijuí, Jacuí, Jaguarão, Pelotas, Quarai, Taquari, Uruguai.
O Rio Grande do Sul possui quatro tipos diferentes de vegetação. Estas são:
· Mata Atlântica: Vegetação localizada na região litorânea, do Norte ao Sul do país;
· Mata das Araucárias: Essa vegetação é formada por coníferas e pinheiro-do-paraná e se caracteriza por uma floresta subtropical;
· Vegetação Litorânea: Vegetação úmida e com grande quantidade de areia, localizada no litoral.
Mata de Araucárias
Os principais recursos naturais do Rio Grande do Sul são:
· Cobre;
· Carvão mineral;
· Chumbo;
· Cristal de rocha;
· Tungstênio.
Minas de Carvão – Candiota / RS
Cultura
A cultura gaúcha é uma das mais peculiares do Brasil. Tem uma linguagem específica, ligada ao homem de campanha, que mora no pampa.
Os aspectos culturais do gaúcho repetem o que ocorreu no restante do País. Eles resultam da mistura do indígena, do negro e do colonizador português.
No pampa, o gaúcho era um cavaleiro munido de laço e boleadeira. Nômade, trabalhava em fazendas de gado. Usava calças largas chamadas bombachas, que ficavam presas a botas de couro. No pescoço um lenço para suportar o frio e em torno do corpo um poncho, também com a mesma finalidade.
Também para suportar o frio, o gaúcho tomava logo cedo uma cuia de chimarrão. A bebida foi herdada do povo guarani e hoje remete diretamente à região. O mate é uma bebida quente, feito à base de erva-mate refinada, o que lhe confere um gosto amargo.
O mate e os trajes usados por essa figura são a perfeita tradução do povo gaúcho. Bravo e destemido, era associado a ladrões e aventureiros. A situação mudou com a Guerra dos Farrapos, quando passou a ser visto como patriota.
Churrasco
A carne assada em espetos improvisados e colocados em buracos na terra resultam no mais tradicional prato da culinária gaúcha. O churrasco também remonta à época do trabalho de fazenda em fazenda.
Resulta do improviso para o preparo do alimento. A carne é temperada somente com sal grosso e assada.
Os demais pratos da culinária gaúcha também remontam ao improviso do trabalhador gaúcho. Na região é servido o feijão mexido, preparado com mandioca, o quibebe; à base de abóbora; e a carne seca com mandioca.
O pinhão também é bastante consumido, principalmente no inverno. A fruta seca é cozida e pode ser consumida pura ou em forma de paçoca.
A influência do guarani é percebida no preparo do puchero, uma sopa encorpada, cozida com carne e legumes.
Fontes: