Olá,
famílias!
Tudo
bem com vocês e os estudantes?
Seguem
algumas sugestões e orientações para esse período de suspensão das aulas,
devido ao Coronavírus. Nós, professoras Josiane e Maitane estamos com saudade,
mas esse período de isolamento social e distanciamento são necessários para
resguardar a nossa saúde. Sabemos que esse momento é preocupante e que ninguém
sabe ao certo quando vai terminar, mas acreditamos que devemos nos manter
confiantes, dedicando esse tempo àqueles que são mais importantes para nós, a
nossa família.
PROFESSORA
JOSIANE - TURMA PRÉ I
*Estimular
a autonomia da criança: encorajar a realizar tarefas da vida
cotidiana, tais como: amarrar os próprios cadarços; vestir-se sozinho; pentear
os cabelos; escovar os dentes; organizar os brinquedos; ajudar em tarefas da
casa (arrumar a cama, pôr a mesa, levar a louça até a pia após terminar sua
refeição), sempre com a supervisão de um adulto.
*Fazer
desenhos: autorretrato; desenho da família; da casa; do animal de
estimação; dos sentimentos; da brincadeira preferida.
*Manusear
livros e ouvir histórias: No site Domínio Público você pode
encontrar diversas histórias. Link para acessar o site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=33&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=1&colunaOrdenar=null&ordem=null
*Incentivar
o desenvolvimento motor das crianças: amassar, rasgar e recortar
papéis; fazer dobraduras simples; jogos de encaixe; equilibrar-se num pé só;
brincar de dança das cadeiras e amarelinha; dançar; modelar com terra, argila,
ou massinha.
Receita de massinha de
modelar: (essa receita rende bastante, se acaso quiser uma quantidade menor é
só colocar metade de todos os ingredientes citados.)
1 xícara de sal
4
xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de água
3
colheres de sopa de óleo
Corante
alimentício (pode substituir o corante por pó de suco ou gelatina)
*Colorir:
usar e abusar das cores; pintar com lápis de cor, giz de cera, tinta, o que
tiver disponível em casa.
Receita de tinta caseira:
– 1 xícara de sal
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 e ½ xícara de água
– 1 colher de chá de óleo de cozinha (para deixar a tinta brilhante)
– Corantes de alimento com as cores de sua preferência
– Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)
– 1 xícara de sal
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 e ½ xícara de água
– 1 colher de chá de óleo de cozinha (para deixar a tinta brilhante)
– Corantes de alimento com as cores de sua preferência
– Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)
*Criar
brinquedos ou objetos com sucata junto com a família.
*Culinária:
fazer alguma receita na qual a criança possa participar e ajudar no preparo.
Aproveitar esse momento e mostrar as quantidades e medidas de cada ingrediente.
PROFESSORA MAITANE – PRÉ II
- Leitura de
histórias;
- Recorte e
colagem;
- Desenhos e
pintura;
- Construção
de brinquedos com sucatas;
-
Brincadeiras;
Sugestão/Dicas para os papais:
·
Leitura
- Ler para criança histórias para sua faixa etária;
- Conversar sobre a história lida: (Solicitar
para criança)
- Identificar seus personagens;
-
Número de persogens;
- O que mais gostou da história;
-
Fazer desenhos;
·
Recorte
e Colagem – Imagens de animais – Estimação e selvagens;
-
Números de 1 a 10;
-
Vogais: A E i O U;
-
Imagens com a inicial de cada vogal;
·
Desenhos
e Pintura – Pintura com materiais como:
lápis de cor, giz de cera, tinta tempera, canetinhas hidrocor;
-
Desenhos impressos ou da criança;
·
Construção de brinquedos com sucatas -
Bonecos;
-
Binóculo;
- Carrinho;
- Pipa;
Materiais que podem ser utilizados:
rolinhos de papel higiênico, garrafas pet, caixinhas de remédio, papéis de
encartes e revistas.
·
Brincadeiras – Cantigas de roda;
- Comidinha;
- Esconde-Esconde;
- Bola;
- Pular corda;
Um
abraço para todos e cuidem-se!
Professoras Josiane e
Maitane e assistentes Aline e Rubia