quarta-feira, 27 de maio de 2020

Sugestões de estudos - PRIMEIRO ANO - TURMAS 101 e 102


Professora Deise
Olá pais ou responsáveis! Espero que tenham visto o primeiro arquivo que enviei. Como viram não é orientado que passemos atividades de folhinha, nem que exigimos a alfabetização dos nossos pequenos. É tempo de resgatar coisas que se fazem em casa e isso é uma construção que estamos iniciando. O que estou enviando é mais no sentido geral de tentar manter uma rotina de estudos e de contato com letras e escuta de histórias, músicas, etc. 
De que forma os pais podem e devem ajudar: Não é dando a resposta, não é soletrando pra criança escrever. É produtivo ajudar perguntando para eles que outras palavras também têm essa letra. Vocês pais podem relacionar com outras palavras com aquela letra inicial, por exemplo, e depois deixar a criança falar também o que vier a mente. Explorar com ele (a) aquela família silábica. Perguntar: Como forma B + A? = BA Que palavras podemos escrever com BA? B+ E? ... (e assim por diante). B+I =  ... ? A letra que é iniciada a alfabetização é a letra BASTÃO MAIÚSCULA. OBSERVAÇÃO: Enumerei os vídeos para facilitar a orientação durante as pesquisas podendo ser anotados os que já foram vistos. É bom que seja seguida esta ordem para as visualizações por que vai gradualmente aprofundando alguns assuntos. 
RELEMBRANDO AS VOGAIS: Vídeo 1 -  https://www.youtube.com/watch?v=8j2C40y574A - Esta música é uma paródia da canção infantil “Os dedinhos” já cantada em aula. 
1-      Neste vídeo acima faça a criança observar as bocas que a professora do vídeo faz com cada letra. Diga para a criança repetir as mesmas fazendo o som. A (Abre bem a boca), E (Estica a boca um pouco) I (Estica bem a boca), O (forma um círculo na boca), U (faz um bico com os lábios pouco abertos). Pode fazer mímica das vogais e ele (a) descobrir qual é que você está fazendo.
2-      Recorte as vogais e cole no início da margem no alto de seu caderno. Ao lado cole figuras que começam com aquele som. Se não tiver material (jornal, revista, rótulos) para recortar pode desenhar.
3-      Com cada figura os pais escrevem o nome do desenho ao lado deles.
 Atividades com cada palavra:
a)      Conta quantas letra tem
b)      Conta quantas vogais
c)      Quantas consoantes.
d)      Quantas vezes abre a boca para falar cada nome de figura (batendo palma para marcar as sílabas).

Vamos relembrar os sons das letras de TODO o alfabeto? Pesquise no You Tube: Clipe "As Letras Falam"

Podem ouvir também: Vídeo 2 -   https://www.youtube.com/watch?v=4p32dIO_wCE – A Música do Alfabeto.
Vídeo 3 -  https://www.youtube.com/watch?v=4YH-pqfypFY – Carta para a avó – Explicação: Aprenda as vogais e consoantes.
Vocês já sabem o alfabeto de cor? Se não sabem devem estudar, ouvir as músicas acima e recitar sozinhos para falar quando retornarmos às aulas presenciais não se sabe quando.
ATIVIDADE:
Pedir que a criança recorte todas as letras do alfabeto (no formato BASTÃO) e cole em ordem em seu caderno. Pode ser recortado de rótulos, jornais, revistas, etc. Materiais que tenham em casa. Estude sempre esta ordem com seu filho (a).
EXPLICAÇÃO:
As vogais se juntam com as consoantes para formas sílabas ou pedaços de palavra. Cada vez que abrimos a boca dizemos uma sílaba. Cada CONSOANTE tem a sua família silábica.
Vamos conhecer as famílias que são formadas quando uma consoante se junta com uma vogal?
Iniciaremos pela CONSOANTE “B”. Veja no vídeo abaixo:
Vídeo 4 -  https://www.youtube.com/watch?v=7IsprG7xyQk Família silábica do B – História: A Menina Betina.

Vídeo 5 -   https://www.youtube.com/watch?v=jBVcc1cePEk BA - BE - BI - BO - BU || Aprendendo as Silabas || Família do B – Aqui é uma brincadeira de adivinhação a partir das imagens.

Atividade: Faça desenhos com a letra B. Um com cada uma sílaba da família. Deixe espaço para os pais escreverem seus nomes ao lado. 

Vídeo 6 -   https://www.youtube.com/watch?v=FjEe2JLDsnc   - letra B: BA - BE - BI - BO - BU (Método Fônico - Alfabetização) | A Bagunça do Ursinho


Atividade: Desenhe o quintal e coloque nele uma figura com cada sílaba. Uma com BA, uma com BE continue até o BU. Deixe espaço para seus responsáveis escreverem o nome do objeto ao lado do desenho.

Vídeo 7 -   https://www.youtube.com/watch?v=2mnFWNsT3Rs cantando e escrevendo! Vamos aprender a escrever? A b c d e f #compilação - Este é só para associar ideias de palavras somente até a letra F.

Para relacionar quantidade com números pode ser feito através do ábaco.
É feito com palitinhos de churrasco fixados em uma superfície (mesa) com massinha de modelar. Os números estão na frente e a criança deve encaixar os rolinhos de fita (podem ser canudinhos cortados, miçangas dentre outras ideias!) na quantidade referente ao número. Isto se chama sequencia numérica. A primeira aprendizagem é saber as quantidades depois a sequencia dos números juntamente com o treino da escrita destes.
Aprendendo a desenhar - Vídeo 8 -  https://www.facebook.com/watch/?v=255304628846967 - Não custa tentar – pode sair bem diferente, o importante é tentar.

BRINCANDO E APRENDENDO EM CASA
Reserve tempo diariamente para brincar e ensinar novas habilidades para o seu filho, incluindo tarefas domésticas. Vocês podem fazer vídeos dos momentos mais legais e mandar para os parentes. Aqui estão algumas sugestões (não posto aqui as regras de cada uma das brincadeiras, pois iria me alongar e podem ser pesquisadas na internet):
Brincadeiras:
 1. Ler e contar histórias (as sugestões que enviei no primeiro Arquivo de sugestões pode ser recontado até para perceber novos elementos).
2. Mestre mandou/chefe manda
 3. Anão-gigante/morto-vivo
 4. Estátua
5. Telefone sem fio
6. Karaokê, cantar e dançar
7. Piadas e “o que é, o que é?”
8. Procurar objeto escondido
9. Massinha (tem receitas na internet)
10. Stop (adedonha)
11. Boliche (pinos de garrafa pet e bola de meias)
12. Acampamento na sala
13. Ensaio fotográfico
14. Fazer slimes
15. Just dance (aplicativo)

Aprendizagens simples que podem entrar na rotina:
1. Ver as horas
2. Receitas fáceis (só olhar ou colocar algum ingrediente)
3. Guardar compras
4. Estender as roupas (dependendo da altura do varal é claro, mas exercita os dedos, muito indicado)
5. Organizar gavetas e talheres (muito importante saber fazer a seleção dos objetos)
6. Tirar o pó (de onde é possível alcançar)
7. Arrumar a cama
8. Separar lixo
 9. Ajudar a fazer lista de compras. Perguntar para a criança ver o que está faltando.
 10. Cuidar de plantas e animais (sempre supervisionados)
 11. Organizar brinquedos e livros

Estas dicas foram retiradas de: Vídeo  9    file:///C:/Users/Daise/Downloads/Crian%C3%A7as%20e%20o%20covid-19.pdf 10 dicas simples que ajudam os pais a lidar com o período de isolamento e quarentena.

Higiene pessoal: O Sapo Lavou a Mão: Vídeo 10  https://www.youtube.com/watch?v=cKsnU4UhWxk 


A nova melodia ainda ensina os movimentos adequados para higienizar as mãos:
  1. lavar as palmas das mãos;
  2. lavar as costas das mãos;
  3. esfregar as unhas nas palmas;
  4. circular os dedinhos e punhos.


Músicas para curtir, aprender conteúdos e cantar junto com a dupla do Palavra Cantada.
Vídeo 12    https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=t9UnJ3ZCiOk Os vários significados de uma palavra curta como “Pé ”. O nome das árvores frutíferas, etc.

Sigo ansiosa pelo retorno das aulas e com saudades dos meus pequenos. Crianças, inventem brincadeiras, brinquedos, brinquem de fazer bolinho com terra se preciso, ajudem os pais e estudem todos os dias. Usem as dicas de diversão em casa do primeiro módulo e aqui deste segundo, podem repeti-las quantas vezes quiserem.CUIDEM-SE E DIVIRTAM-SE!

 Professora Jaque 

Pintar desenhos, cuidando para pintar dentro do contorno, bem devagar;
Recortar de revistas e jornais as vogais e colar numa folha, em ordem;
Rasgar com os dedos pedacinhos de papel, amassá-los para fazer bolinhas e colá-los em uma folha, formando as vogais;
Fazer desenhos e colar bolinhas de papel para preencher o desenho;
Desenhar personagens, colar em palitinhos  e criar histórias, contando para a família;
Encontrar pedras no pátio para fazer pinturas; folhas de árvores e colocar em baixo de uma folha para pintar com giz de cera;
Construir desenhos com palitos, colando-os numa folha;
Pintura a dedo e tinta guache;
Praticar o uso do caderno:  Escrever em cima da linha, não pular folhas, começar a escrever pelo início da linha e não pelo final, cuidar a posição do caderno para iniciar pelo início e não pela última folha;
Treinar o nome próprio: Praticar como escrever o seu nome;
Treinar as vogais: Como escrevemos (A   E   I   O   U), falar em voz alta que coisas (objetos, frutas, nomes de pessoas, etc.) iniciam com cada uma das vogais;
Treinar os números de 1 a 10 e como os representamos (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10); contar objetos em voz alta, fazer desenhos e pedir que  a criança escreva a quantidade que ela contou, escrever um número de 1 a 10  e pedir que a criança faça desenhos que representem essa quantidade;
Encontrar palavras em revistas e contar a quantidade de letras que formam a palavra, identificando as vogais;
Criar brinquedos com sucatas;
Cantar, dançar; Brincadeiras: jogar bola, pular corda, salão de beleza com a mamãe, esconder objetos em casa e pedir que encontrem, usando as palavras “QUENTE”OU “FRIO”.